BlogBlogs.Com.Br
  •                              

terça-feira, setembro 21, 2010

Filmes #01













Em alguns dias será lançado em vários países a continuação do sucesso de bilheteria "Tropa de Elite". Decidi falar um pouco sobre o primeiro filme, em especial sobre Capitão Nascimento e o por que dos seus discurso serem tão efetivos.

O discurso de Capitão Nascimento tem como base premissas, mas antes de mostrar o por que dele ser tão efetivo vou tentar explicar o que são premissas. Premissas são discursos considerados hipoteticamente verdadeiros, com uma formula quase matemática, como no exemplo a seguir:







Todo negro é ladrão.
Thiago é negro.
Logo Thiago é ladrão.

Obviamente essa frase não é uma verdade de forma alguma e esse exemplo pode parecer irrelevante, mas acho cabível fazer um teste:Você esta andando em uma rua deserta durante a noite quando percebe que tem duas pessoas lhe seguindo, apesar de tentar correr você acaba sendo roubado. Caso eu lhe pergunte agora qual é a cor dos ladrões, você iria responder o que? Agora que talvez você tenha entendido o que é um discurso por premissa vou dar um exemplo relacionado a capitão nascimento:

"Ou se corrompe, ou se omite, ou vai a guerra"
Essa é uma das frases mais clássicas do Capitão nascimento e é possível se perceber a premissa utilizada nela.

Você tem opções.
"Ou se corrompe, ou se omite, ou vai a guerra."
Logo suas únicas opções aparentam ser essas.

Sem falar que dita por uma pessoa mais calma essa frase poderia ser formulada de outra forma : "Ou se corrompe, ou não interfere, ou tenta mudar a situação".

O porquê desse post ter sido feito não é para degradar a imagem do filme, mas para que na verdade você possa assisti-lo com uma visão mais crítica e compreender de melhor forma o que é dito pelo protagonista do filme, que muitos tratam como herói.
Pronto tio, depois dessa é melhor eu ficar queto.

Por Neto.Lavi




Seja o primeiro a comentar!

Todos os comentários são lidos depois de postados.
Se houver algum desrespeito as regras serão excluídos.

Regras:
-Conteúdos considerados racistas, discriminatórios, homofóbicos serão deletados;
-Não divulgue blogs nem faça propagandas;
-O comentário tem que ser relacionado ao post;

E nunca esqueça de comentar!